A Complexidade do Emprego na Mei: Entenda se Pode Ter Funcionário
O (MEI) é uma modalidade simplificada, o que por vezes, atrai muitos empreendedores. No entanto, uma dúvida comum entre é se é possível ter funcionários. A resposta não é tão óbvia quanto parece e envolve uma análise cuidadosa da legislação.
5/20/20251 min read
Você já pensou em contratar alguém pra te ajudar, mas achou que, por ser MEI, isso seria impossível?
Pois é… essa dúvida é mais comum do que parece. E a verdade é que sim, o MEI pode ter funcionário. Só que, como tudo no mundo da burocracia brasileira, tem regras — e é melhor entender antes de dar esse passo.
Então vamos lá: MEI pode contratar, mas só uma pessoa
Essa é a regra básica: você pode contratar um único funcionário com carteira assinada, no regime CLT.
Esse colaborador precisa receber o salário mínimo ou o piso da sua categoria, além de ter direito a tudo o que manda a lei: férias, 13º, FGTS, INSS, e por aí vai.
E quanto isso custa?
Muita gente trava nessa parte achando que o custo é alto demais. Mas na prática, para o MEI, os encargos são até enxutos:
3% de INSS
8% de FGTS
Ou seja, é um gasto a mais sim, mas que pode compensar — principalmente se você já estiver recusando trabalho por falta de tempo.
Vale mesmo a pena?
Depende. Se você sente que está no limite da operação, ou se precisa de alguém pra te ajudar com tarefas operacionais enquanto você foca no que importa, contratar pode ser o passo certo.
Só não vale contratar “por fora” ou na informalidade. Além do risco, isso te tira da chance de crescer com segurança.
Resumo da história:
MEI pode contratar 1 funcionário com carteira assinada
Precisa cumprir as obrigações trabalhistas
Pode ser o empurrão que faltava pro seu negócio sair do lugar
Quer saber se contratar é viável pra sua realidade? Entre em contato que te ajudamos a entender melhor.